Santa Teresa de Ávila e a excelsa beleza da alma

Neste dia 15 de outubro, a Igreja celebra Santa Teresa de Ávila, sendo-nos, portanto,  momento propício para meditarmos um pouco na sublime beleza da alma humana.

Poucas pessoas souberam penetrar tão profundamente nos mistérios da alma humana e de sua relação com Deus, como Santa Teresa. Conhecida em todo o orbe por seus escritos e experiências místicas, esta santa do século XVI, trouxe à luz aquilo que é escondido para a maioria dos olhos: as diversas fases do progresso da alma humana na vida espiritual, que se dá incondicionalmente pela oração.

“Pelo que entendo, a porta para se entrar neste castelo – isto é, para se enveredar no caminho da perfeição – é a oração”, assim dizia ela a suas monjas. É a oração capaz de aproximar o homem de Deus, evidenciando todos os contornos  admiráveis da alma humana, conforme assim se refere Santa Teresa:

“Nada posso imaginar comparável à beleza de uma alma e a sua imensa capacidade. Por agudas que sejam, as nossas inteligências não chegam a compreendê-la verdadeiramente, assim como não compreendem a Deus. É Ele próprio quem diz nos ter criado à sua imagem e semelhança. Mas basta Sua Majestade afirmar que a fez à sua imagem e semelhança para termos uma longínqua ideia da grande dignidade e beleza da alma humana”.

Cuidar bem de nossas almas é o maior prazer que podemos dar a Deus. É por ela que Ele nos faz participar de sua vida e é ela que ele envolverá com seu amor um dia na eternidade. É isso que Santa Teresa D’Ávila aconselhava suas monjas. E é isso que ela nos aconselha ainda hoje também.

Santa Teresa, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*