Exemplo dos santos

 São Nicolau: padroeiro das crianças e figura natalina

Fim do século III e início do IV. Morre o prelado de Mira e reúnem-se todos os clérigos para designar seu sucessor. Sendo a maior autoridade ali presente um Bispo, disse que todos deveriam jejuar, ficando em espírito de recolhimento e oração para fazerem a escolha certa. Na mesma noite, o vigário geral ouviu uma voz dizendo:

− Ficai atentos: o primeiro homem que entrar na Igreja amanhã de manhã, com o nome de Nicolau, deverá ser sagrado Bispo.

Ele comunicou o ocorrido a seus pares e recomendou-lhes rezarem enquanto ele vigiava à porta.

Escolhido pelo Espírito Santo, guiado pelas mãos de Deus, em meio à recitação de Matinas, aparece um varão que logo é interrogado pelo Bispo:

-Como vos chamais?

O inocente varão respondeu:

-Nicolau, escravo de sua santidade.

Levaram-no para dentro da Igreja e, apesar de suas resistências, o colocaram no trono episcopal.

Era filho de pais ricos e santos, os quais lhe deram o nome de Nicolau, que significa “vitória do povo”. No dia do seu nascimento, ficou de pé durante duas horas com os olhos voltados para o Senhor, fazendo demonstrar que tinha recebido o uso da razão. Seus jejuns iniciaram-se no berço, pois, nas quartas-feiras e sextas-feiras só amamentava-se uma vez, em recordação à paixão do Senhor. Quando adulto rejeitava as diversões, preferindo ir à igreja.

O Bispo de Mira, em toda a sua vida, foi muito generoso. Ajudava muito os necessitados, premiava os bons… E além do mais, realizava muitos milagres, entre os quais, ressurreições. No dia de sua sagração, mal terminada a cerimônia, prostrou-se de joelhos aos seus pés uma senhora que implorava a misericórdia divina, pois seu filhinho acabara de morrer queimado. Ele, compadecido das dores daquela mãe, fez um sinal da cruz sobre o menino que ressuscitou na presença de todos os fiéis que assistiam a cerimônia.

A festa de São Nicolau é comemorada desde a Idade Média no dia 6 de dezembro. Sendo também o padroeiro das crianças, a figura deste santo é constantemente associada a elas. Na ocasião da festa, as crianças penduravam meias na lareira ou sapatos nas janelas, na esperança de os terem abarrotados de presentes no dia seguinte. A condição para tal é que tivessem sido bem comportados no ano seguinte. Os pobres também se beneficiavam, pois fazia parte da festividade deixar dinheiro no sapato deles.

Este santo, tão recorrido ao longo dos séculos, aceitará nossos pedidos com a mesma diligência dada aos seus coetâneos.

Peçamos-lhes neste Santo Natal, sua intercessão junto ao menino Deus, a fim de nos alcançar a graça da santidade, pois é, sem dúvida, o maior presente que um homem pode receber na Terra.

Um Comentário para: “Exemplo dos santos

  1. Salve Maria queridos Arautos do Evangelho , rezem por nós filhos consagrados ao coração Imaculado de Maria Santíssima ! Jesus és nosso maior tesouro que nos alimenta e fortalece , vem Senhor Jesus Reinar em nossos corações , em nossas vidas , em nossos lares e em nossas igrejas . Eu confio em Vós , pois faz novas todas as coisas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*