O presépio nos revela o segredo do verdadeiro Natal

20160812_202659

Cheios de alegria e com muita dedicação, os Arautos do Evangelho de Joinville estão preparando o Presépio Som, Luz e Movimento, trazendo muitas novidades ao público que terá a oportunidade de assisti-lo em breve. Nas fotos, é possível ver uma pequena parcela do trabalho que vem sendo realizado pelos Arautos e também pelas famílias, até porque o resultado final será uma verdadeira surpresa aos espectadores…!!!

Você sabe como surgiu o piedoso costume de montar presépios?

Corria o ano de 1223. A neve cobria com seu alvo manto a pequenina cidade de Greccio, na Itália. Os sinos repicavam festivamente, anunciando a noite de Natal. Todos os habitantes, camponeses em sua maioria, encontravam-se reunidos em torno de São Francisco de Assis, que procurava explicar- lhes o mistério do nascimento do Menino-Deus. Eles ouviam com respeito, mas… não davam mostras de terem realmente compreendido. O que fazer? 

São Francisco procurou um modo mais didático de explicar aos iletrados aldeões a história do Natal. Mandou trazerem-lhe uma imagem do Menino Jesus, uma manjedoura, palhas, um boi e um burro. Os campônios entreolharam-se, surpresos, mas providenciaram tudo sem demora.

Dá-se então um grande prodígio! Ante os olhos maravilhados de todos, a imagem toma vida e o Menino sorri para São Francisco. Este abraça ternamente o Divino Infante e O deita sobre as palhas da manjedoura, enquanto todos se ajoelham em atitude de enlevada adoração. O Menino-Deus sorri uma vez mais e abençoa aqueles camponeses ali prostrados a seus pés.

Poucos instantes depois, havia sobre as palhas uma simples imagem inanimada… Mas na alma de todos permaneceu a recordação viva do Menino Jesus. Ele lhes havia sorrido! A partir de então, o povo de Greccio montava todos os anos o “presépio de São Francisco”, na cândida esperança de que o milagre se renovasse. Embora a imagem não mais tomasse vida, a Virgem Maria lhes falava especialmente à alma nessas ocasiões, com graças sensíveis.

Uma forma eficaz de transmitir a fé

Montar em casa o presépio pode ser um modo simples, mas eficaz, de apresentar a fé para transmiti-la aos filhos. São Francisco de Assis ficou tão tocado pelo mistério da Encarnação que quis representá-lo num presépio vivo. Iniciou-se, assim, uma longa tradição popular que ainda hoje conserva seu valor para a evangelização.

O presépio pode ajudar-nos a compreender o segredo do verdadeiro Natal, porque fala da humildade e da bondade misericordiosa de Cristo, que “sendo rico, se fez pobre” (2Cor 8, 9) por nós. Sua pobreza enriquece quem a abraça, e o Natal traz alegria e paz a quem, como os pastores de Belém, acolhe as palavras do anjo: “Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em faixas e deitado numa manjedoura” (Lc 2, 12). Continua sendo este o sinal também para nós. Não há outro Natal.

3 1 4 2 5 6 7 8

Um Comentário para: “O presépio nos revela o segredo do verdadeiro Natal

  1. Salve Maria!
    Quem poderia afirmar que não vivemos mais em função da mídia do mundo globalizado de hoje… ninguém!! Ora acima temos um testemunho vivo dos nossos jovens e crianças dos Arautos do Evangelho, de que é possível sim neste tempo em que vivemos sair deste sistema armado com bombardeamentos diversos a que somos assaltados todos os dias para onde todos nós marchamos que dizem que é o mundo globalizado…onde se continuarmos nesta trama não sabemos sequer onde vamos chegar, sim porque o homem quer chegar a algum lugar isto está dentro de cada um de nós…
    No exemplo deste belo panorama nas fotos acima, poderia dizer que tem como romper com este sistema,e vivermos um pouco do que Deus quer para cada um de nós que é a convivência fraterna, a amizade verdadeira, a criatividade, a interação,companheirismo de equipe, compromisso, amor na entrega por uma causa maior já visando o esplendoroso impacto de emoção que proporciona em todo aquele que venha apreciar o Presépio dos Arautos do Evangelho , penso eu o que não levará para vida uma criança e jovem que tem a graça de viver o que estão vivendo de positivo. O mundo globalizado não pode dar momentos assim.
    Parabéns a todos e que pela intercessão de Nossa Senhora tenhamos esses momentos de intensa alegria para abastecer a alma e ir a luta do dia-a-dia com muito mais animo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*