Sexta-feira Santa e Vigília Pascal

No dia em que a Santa Igreja contempla o perfeito holocausto oferecido pelo Divino Redentor ao Pai, somos convidados a meditar sobre o peso de nossos pecados nos sofrimentos de Jesus.

Com cuidado e delicadeza exímia, a Santa Igreja estabelece a cerimônia da Sexta-Feira Santa, cerne de nossa devoção e religiosidade. Na sua sabedoria divina, na sua perfeição e no seu espírito imaculado, escolhe o Evangelho da Paixão segundo São João, com o objetivo de iluminar e fortalecer a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo como Messias, verdadeiro Filho de Deus. Cheio de compaixão, Ele tomou um Corpo padecente, com vistas ao martírio, a fim de reparar os pecados do homem e abrir-lhe as portas do Céu, transformando-Se Ele mesmo em vítima da justiça divina. 

No Sábado Santo, a cerimônia litúrgica  começa no exterior do templo, após o cair da noite, com a bênção do fogo, num rito que encontra sua origem nos primeiros séculos da Igreja. Esse fogo novo acende o Círio Pascal, símbolo do próprio Jesus Cristo que rompe as trevas da Lei Antiga e da escravidão ao pecado, para trazer às almas a salvação.

Já no interior do recinto sagrado, a chama do Círio estende-se às velas de todos os fiéis ali reunidos como representação da Igreja inteira com suas lâmpadas acesas, em sinal de vigilância, à espera do Senhor. Após a Celebração da Luz e a Liturgia da Palavra, a Vigília Pascal prossegue com a Liturgia Batismal e, por fim, com a Liturgia Eucarística.  -Em uma cerimônia tão propícia, foram conferidos na casa dos Arautos do Evangelho em Joinville, os Sacramentos do Batismo, da Crisma e Primeira Eucaristia-.

Assim, a vida divina passou a estar ao nosso alcance e hoje, nós, batizados que vivemos na graça de Deus, temos na alma a semente da visão beatífica e nos preparamos para a felicidade eterna.

 Comentários ao Evangelho da Sexta-Feira da Paixão do Senhor e da Vigília Pascal – Mons. João Clá Dias




 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*