Domingo da Alegria

Na ocasião do 3° domingo do Advento, denominado Domingo Gaudete, os Arautos do Evangelho realizaram após a Celebração Eucarística uma solene apresentação de músicas natalinas. A comemoração foi finalizada com uma saborosa refeição compartilhada entre pais, alunos e professores do Colégio Arautos e do Projeto Futuro e Vida, em um ambiente de grande alegria!

A liturgia deste Domingo Gaudete nos remonta à verdadeira alegria. De modo bem diferente à incondicional alegria que a vinda do Redentor deveria trazer, eis a correlação entre júbilo e tristeza, euforia e provação, evocada pelo Evangelho. Enquanto os bons são assistidos pela alegria da esperança, como aconteceu a São João Batista e aos que se converteram ante a perspectiva do aparecimento do Messias, há na alma dos maus tristeza e insatisfação.

Cabe ao bom saber interpretar a frustração de quem vive no pecado e não pensar que ele está sendo bem-sucedido. Quando, na segunda leitura, São Paulo exorta “Estai sempre alegres!”, deseja mostrar que quem se une a Deus, pratica a virtude e trilha o bom caminho, não pode de forma alguma deixar-se tomar pela má tristeza.

O Domingo da Alegria nos revela uma divisão claríssima que caracteriza a humanidade: os bons estão sempre alegres e os maus, por mais que procurem aparentar alegria, vivem na tristeza. Aqueles que estão ligados a Deus têm o contentamento, a segurança e a felicidade de que carece quem se apega às coisas materiais e Lhe dá as costas. Ambos vivem juntos, mas no momento em que o homem que pôs sua esperança no mundo e no pecado vê a alegria verdadeira manifestada pelo bom, ou se converte ou quer matá-lo, tal como fizeram a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Peçamos, nesta Liturgia, a graça de viver na alegria da virtude, como sinal de nossa inteira adesão ao Salvador que em breve chegará!

* COMENTÁRIOS AO EVANGELHO DO III DOMINGO DO ADVENTO (DOMINGO GAUDETE) – Mons. João S. Clá Dias

4 Comentários para: “Domingo da Alegria

  1. Salve Maria!!!!
    Foi um dia maravilhoso , que alegria ver as famílias felizes. Só os arautos mesmo pra fazer esse jantar maravilhoso, dava pra ver no rosto das famílias a alegria.E que jantar magnífico.Que nossa senhora os recompense muitíssimo.

  2. Como é maravilhoso ver tantas pessoas compartilharem de uma mesma alegria ,que é de estar juntos no amor de Cristo ,por meio de Nossa Senhora .
    Parabéns as família e a todos que tornaram esta com fraternização agradabilíssima.
    Feliz Natal .

  3. Salve Maria!
    Um belíssimo momento para registrar a alegria de estarmos unidos em Cristo e na mesa. Foi tudo muito agradável. Parabéns a todos que contribuiram para que esta saborosa refeição pudesse ser compartilhada.
    Em Jesus e Maria!

  4. Tudo Maravilhoso…nada faltou e tudo se multiplicou.. Bençãos e Graças… Famílias reunidas e Felizes…Ceia abençoada…lindas fotos… só não encontrei as nossas…e estávamos na sala vip….no Presépio… Parabéns a todos que prepararam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*