Os Arautos do Evangelho têm desenvolvido em nossa cidade, um intenso trabalho no sentido de restaurar os valores familiares e culturais, através de inúmeras apresentações musicais e teatrais contando com muitas atividades sociais como coleta e distribuição de cestas básicas a pessoas carentes, visitas a hospitais, asilos, creches, presídios, onde procuram levar uma mensagem de paz e de esperança, além de colaboração com muitas instituições.

Por verem na cultura e na arte eficazes instrumentos de formação, contam com diversos conjuntos musicais.

O Projeto Futuro & Vida:

Projeto Futuro & Vida é uma iniciativa sócio-cultural inédita de cunho preventivo, direcionada ao público estudantil infanto-juvenil. Visa proporcionar aos alunos da rede pública de ensino, de forma totalmente gratuita, o acesso às artes cênicas e à música erudita através de apresentações teatrais e de concertos adaptados a esta platéia e de cursos de teatro, de canto e de instrumentos clássicos.

Os resultados obtidos após 10 anos de experiência atestam a eficácia deste projeto em atenuar os índices de delinquência e de evasão escolar e em oferecer a uma parcela considerável dos participantes a perspectiva de um futuro com melhor qualidade de vida.

Tendo em vista a expansão do projeto, ele foi apresentado ao Ministério da Cultura a fim de obter os benefícios da Lei Rouanet de Incentivo, sendo aprovado na 128ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) de 1 de setembro de 2006 na área Artes Integradas com número do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac06 1657.

Procura auxiliar as famílias na formação de seus filhos especialmente na faixa etária mais perigosa, a da adolescência. Como? Fortalecendo os valores familiares e promovendo educação preventiva.

O projeto visa oferecer à juventude uma esperança aberta para o dia de amanhã, favorecendo o desenvolvimento de suas verdadeiras capacidades humanas, através da música, do teatro e do esporte.

A formação positiva que suscita entusiasmo afasta por exclusão os perigos que assolam os jovens de hoje como as drogas, o desânimo ou a perda da vontade de viver dando-lhes em troca a alegria da retidão e do bom comportamento.

Isso levou os Arautos do Evangelho a também dedicarem os seus esforços nessa direção. Nesse sentido, o conteúdo do Projeto Futuro & Vida é acima de tudo preventivo e construtivo.

Assim, este projeto é desenvolvido pelos Arautos do Evangelho em parceria com instituições, pública ou privadas. Não apresenta soluções imediatas e simplificadoras. Objetiva plantar uma semente. Com relação ao estudante, procura despertar o senso crítico dos adolescentes, sua capacidade de escolha e responsabilidade, estimular a auto-confiança e a criatividade. O projeto ainda indica rumos para um amadurecimento sadio, estimulando a consciência da cidadania e valorizando os talentos e dons que cada um tem.

Nosso objetivo é dar aos alunos uma ocupação, pois onde há desocupação, aí está o perigo. É preciso ocupar o jovem, mas ocupá-lo com atividades elevadas da arte e da cultura, do pensamento e das idéias sadias. Queremos a salvação da juventude!”

Mons. João S. Clá Dias

Assista este vídeo explicativo do Projeto Futuro e Vida.