Visita ao Projeto Tamar

Os alunos do Colégio Arautos do Evangelho de Joinville fizeram recentemente uma pesquisa de campo cultural indo ao Projeto Tamar-IMCBio de Florianópolis-SC.

O Projeto Tamar é uma das iniciativas de preservação ambiental de maior eficácia no que diz respeito à defesa das tartarugas, protegendo as cinco espécies que vivem na costa do Brasil, as tartarugas Verde ou Aruanã, Cabeçuda ou Mestiça, de Couro ou Gigante, de Pente ou Legítima e Oliva. Todas tragicamente ameaçadas de extinção.

www.tamar.org.br

Informações detalhadas tanto sobre o projeto e seu trabalho quanto a respeito das tartarugas e suas espécies, estilo de vida etc. podem ser localizadas no site da instituição: www.tamar.org.br

Foi uma oportunidade única para nos conscientizarmos do cuidado que se deve ter com estas curiosas criaturas de Deus. Curiosas porque seu modo de ser nos sugere uma pergunta, destas interrogações pelas quais os incontáveis mistérios da natureza parecem muitas vezes nos convidar à reflexão.

A tartaruga é um réptil lentíssimo na terra, vê-la nos lembra uma pessoa muito cansada e com olheiras que anda se arrastando, enquanto sua velocidade dentro da água e extremamente desproporcional. Entretanto, excluindo os aventureiros mergulhadores, a imagem da tartaruga que nos chega aos olhos é a primeira descrita. Por que Deus a fez assim e não ao contrário? Aqui o leitor pode guardar um ensinamento: a finalidade de todas as criaturas é dar glória a Deus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*