Na biologia se costuma dizer que o homem é aquilo que come; e bem acertada é essa máxima, pois ao ingerir algum alimento absorvemos todas proteínas, vitaminas, energias etc., que aquele mantimento contém, logo o ser humano é de fato – biologicamente falando – aquilo que come.
Por isso devemos tomar real cuidado com o que nos alimentamos, dado inclusive boa parte das patologias serem provenientes de uma má alimentação.
Se esse é um principio verdadeiro no campo físico e material, e o homem é um composto hilemórfico, ou seja possui corpo e alma, não é menos real que devemos também alimentar nossa alma, e tomar todo cuidado para que seja bem “nutrida”; inclusive mais atenção devemos à ela do que ao corpo, pois como nos ensina a boa teologia, o espírito é superior a matéria, nossa alma é eterna, já o nosso “irmão corpo” como o chamava S. Francisco de Assis, durará na melhor das hipóteses 120 anos.
Como alimentar a alma? De muitos modos a estamos alimentando, nos ensina a Doutrina Católica, como por exemplo: a oração é um grande, e até indispensável alimento espiritual, ou mesmo a frequência aos sacramentos, os atos de virtude etc, são importantíssimos elementos para se manter um vida espiritual “robusta”.
Entretanto há um outro alimento que muitas vezes não é muito contemplado na “dieta espiritual” mas que tem suma importância: A admiração.
Assim como o homem é o que come, no campo material, poderíamos dizer sem titubear que no campo espiritual o homem é o que admira. Diz a Sagrada Escritura: “os olhos são as janelas da alma”, ou seja por onde entram todas as coisas, que levamos em nossa alma.
Logo, nós que tomamos enorme cuidado com o que comemos, devemos ter maior esmero e atenção no que admiramos, dado que algo daquilo que miramos fará de certa forma, parte de nós.
Admiremos coisas belas, que são reflexos de Deus na obra da criação, e teremos algo dessa beleza em nós, e desse modo estaremos cada vez mais próximos D’aquele que é a Beleza absoluta e Admirável por excelência…
Posts Similares
🔥Festa Julina nos Arautos Joinville🔥
18 de junho de 2022𝐅𝐄𝐒𝐓𝐀 𝐉𝐔𝐋𝐈𝐍𝐀 nos ᴀʀᴀᴜᴛᴏs ᴊᴏɪɴᴠɪʟʟᴇ𝐃𝐢𝐚 09/07:🔸17h: Santa Missa🔸18h30: Início da FestaAcendimento da fogueira 🔥𝐃𝐢𝐚 10/07:🔸10h: Santa Missa🔸11h30: Início da Festa🔸14h: Show de prêmios🔶️19h: Santa MissaLOCAL: Estrada Fernão André Gomes, 1500. Lateral da BR-101. KM-47 Sentido sul.
Festa Junina nos Arautos Joinville
16 de junho de 2022Um final de semana muito especial para toda família dos @arautosjoinville . Como nos alegrou receber inúmeras pessoas, famílias, crianças, amigos que foram prestigiar o tão esperado retorno da “Festa Junina dos Arautos Joinville”!Santa Missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Triunfo, equipe unida, comidas típicas deliciosas, brincadeiras diversas, a fogueira de 11 mt e […]
Sem título
16 de junho de 2022No dia 14 de Junho tivemos a imensa satisfação de receber a visita de nosso Bispo D. Francisco Carlos Bach! Ele estava encerrando sua visita Ad Limina à Paróquia Cristo Ressuscitado , bem como às comunidades e movimentos da circunscrição da Pároquia. Fomos agraciados com uma tarde alegre e abençoada! D.Francisco e o nosso pároco […]
Muito bom este texto com a mensagem que nos traz: “Diga-me o que admiras e te direi quem és!”
Salve Maria!
Que linda mensagem!
Que Deus os abençoe e que Maria santíssima os proteja.
Salve Maria!fenomenal este texto.Bíblia+oração se me permitem,também é uma boa pedida.admirar o sorriso de uma criança que brinca inocente,o olhar de um idoso que sentado ao sol relembra o tempo de outrora,são tantas as boas coisas que temos para admirar e guardar no coração.Mas com certeza momento admirável e jamais terá outro melhor,é quando recebemos Nosso Senhor Jesus Cristo,que se dá na forma do pão e vinho.Alimento que nos faz seguir em frente.e mesmo se por alguma razão não se possa receber em espécie,podemos recebe-lo no silêncio do coração.
Muito interessante, precisamos de artigo como estes para alimentar nossa cultura.Parabéns!