Durante a tarde deste domingo(30), as famílias dos alunos do Projeto Futuro e Vida participaram de diversas atividades na casa dos Arautos do Evangelho em Joinville. Uma dessas atividades se deu através de uma reunião, onde um dos temas abordados foi o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, meio eficaz de salvação, utilizado por muitos Santos ao longo da história: São João Bosco, Santa Teresa de Jesus, Santo Afonso Maria de Ligório, São João da Cruz…
A Ordem ‘do Carmo’ já existia há muito tempo, antes mesmo do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. O profeta Elias, fundador da Ordem, previa inclusive a figura de Nossa Senhora, que viria ao mundo para dar a luz ao Salvador.
Em 1213, São Simão Stock, ermitão inglês de reconhecida virtude, entrava na ordem do Carmelo que acabava de se estabelecer na Inglaterra. No ano de 1251, São Simão suplicava a Nossa Senhora ajuda para resolver um problema da Ordem Carmelitana, da qual era o Prior Geral. Enquanto ele rezava, a Virgem apareceu-lhe, trazendo o Escapulário nas mãos, e disse essas confortadoras palavras: “Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do Inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre”.
A Igreja assumiu o Escapulário e fez dele uma das devoções mais difundidas entre os fiéis. Para beneficiar-se deste privilégio, é preciso usá-lo com reta intenção. Não se trata de uma espécie de amuleto cujo uso nos dispensa das exigências da vida cristã.
Após a Santa Missa, diversos adultos, jovens e crianças tiveram a oportunidade de recebê-lo, com a bênção e imposição realizada pelo Revmo. Pe. Roberto Takeshi.











No Comments Yet