Especial preparação para a Primeira Eucaristia

As crianças da Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Adhemar Garcia, que se preparam para realizar a sua Primeira Comunhão, participaram de um retiro espiritual na casa dos Arautos do Evangelho em Joinville. Com as bênçãos de Maria Santíssima, o dia destas crianças foi muito proveitoso e sobretudo focado Naquele a quem estão prestes a receber e estar em comunhão: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Saberá o neo-comungante quantos e quão extraordinários efeitos produzirá em sua alma a Sagrada Eucaristia?

O primeiro deles, e o principal, é que Ela aumenta a união da alma com Cristo, ao entrar nesta para servir-lhe de alimento. Além disso, amplia, conserva e renova a vida da graça, recebida pelo Batismo. Todos sabem que, quanto mais sincera e profunda for uma amizade, menor será o risco de um amigo ofender o outro. Pois bem, a Comunhão purifica os desejos e afetos, concentrando-os todos em Jesus Eucarístico, e assim preserva a alma dos pecados.

Um dos mais belos efeitos da Eucaristia talvez seja o de fortalecer e aprofundar a unidade do Corpo Místico de Cristo, ou seja, da Igreja. Não é verdade que os fiéis de todas as partes do mundo se sentem mais unidos à Igreja, e, portanto, ao Papa, quando recebem a Santa Comunhão?

São incontáveis os dons concedidos pelo Deus de infinita generosidade aos homens que acorrem ao Banquete Eucarístico com boas disposições de alma, isto é, humilde e fervorosamente.

Como fazer para ter essas boas disposições ao comungar?

O meio mais eficaz é rezar a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, pedindo que Ela prepare nossos corações para receber bem o Corpo de Cristo; que em todas as nossas Comunhões Ela nos ajude a repetir com sinceridade e fervor: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva.” E que, por fim, Ela própria apresente a Jesus nossos atos de adoração, de reparação, de agradecimento e de súplica.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*