Eis o cerne do carisma dos Arautos do Evangelho: dar testemunho da beleza, do esplendor da verdade e da virtude, ser símbolo da bondade e grandeza infinitas de Deus, transmitindo em todas suas manifestações uma nota de solenidade e pulcritude.

É segundo tal carisma que os Arautos do Evangelho, tanto os que têm uma vida de dedicação integral quanto os Cooperadores, buscam a perfeição da caridade em todas as coisas e desejam atingir a própria santidade.

Na medida em que seus deveres de estado permitam, os Cooperadores almejam aplicar à sua vida o espírito e os ensinamentos dos Arautos do Evangelho, sendo para seus próximos testemunhas de Cristo pela palavra e pelo exemplo.

Entretanto, todos os esforços são estéreis, se os corações não estiverem intimamente unidos a Jesus e a Maria. Assim, os Cooperadores de Joinville e São Bento do Sul participaram de um Retiro Espiritual neste final de semana, orientado pelo Revmo. Pe. Orlando Kimura, EP, com reuniões, oração do Santo Terço, duas santas Missas diárias, em um agradável convívio. Na ocasião, 13 novos Cooperadores foram investidos com a túnica.